Quem Somos

O amor e o desejo de ajudar mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama e orientar mulher saudáveis na prevenção da doença são o propósito que move as voluntárias da Mão Amiga – Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer, fundado em 2010.

É sabido que atualmente o câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), para o ano de 2018 no Brasil, foram estimados 59.700 casos novos, que representam uma incidência de 29,5% das mulheres. Estes dados representam também a causa mais frequente de morte por câncer no sexo feminino.

O câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente, e considerando a alta incidência em nossa cidade e região, a realização de trabalhos voltados para a conscientização e prevenção se torna fundamental para reduzirmos esse número alarmante. Dessa forma, o Grupo Mão Amiga – Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer contempla a prevenção de todas as formas de câncer que acometem as pessoas, mas principalmente o câncer de mama.

O Hospital CEONC (Centro de Oncologia), localizado no município de Francisco Beltrão, região sudoeste do Paraná, recebe pacientes de 27 municípios vizinhos, sendo considerada cidade polo para o tratamento de câncer. Anualmente, cresce o número de pacientes de todos os tipos de câncer na nossa região.

Considerando esta situação, o Grupo Mão Amiga desenvolve um trabalho com palestras informativas sobre a saúde da mulher e do homem, focando seu trabalho na prevenção do câncer de mama, próstata, pulmão, útero, ovários, intestino e pele.

Todo o trabalho realizado pelas voluntárias tem como objetivos principais:

  • Despertar nas pessoas a desejo de se tornar defensores e multiplicadores da prevenção do câncer;
  • Informar às pessoas sobre as formas de prevenção que existem, e caso ocorra a doença, como detectar precocemente;
  • Suscitar nas pessoas uma constante vigilância, observando sinais que o corpo possa dar como prenúncio da doença e assim procurar tratamento imediato com grande chance de cura;
  • Oportunizar a um grande número de pessoas o acesso a informações sobre como se prevenir e/ou detectar precocemente o câncer.

Além deste trabalho, a Mão Amiga – Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer conta hoje com a Casa Apoio Mão Amiga, que está em funcionamento desde 08 de março de 2017. Esta oferece acolhimento aos pacientes em tratamento no Hospital do Câncer oferecendo alimentação, acomodações para repouso, terapias alternativas, lenços, toucas e banco de perucas de cabelo natural. Os pacientes recebem também apoio psicológico e assistencial individual, coletivamente, ocorrem rodas de conversa entre as pacientes com a coordenação de profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *