CÂNCER DE MAMA: Prevenção e Diagnóstico

Confira as perguntas e respostas para você entender melhor o que é o câncer de mama e qual a melhor forma de vencê-lo. Leia, reflita e passe as informações para outras mulheres!

O que é o câncer de mama?

É o resultado do crescimento descontrolado de algumas células do corpo humano que começam a se multiplicar sem parar e formam o tumor maligno. Se a doença demorar para ser descoberta e tratada, este tumor cresce cada vez mais e pode levar a morte.

Por que aparece?

Não há um motivo determinado, mas alguns fatores contribuem para as chances da doença aumentarem. No caso das mulheres, fatores como hereditariedade, idade podem ser encarados como fatores desencadeantes. Fale com seu médico sobre outros fatores de risco.

Quer dizer que se uma mulher na família teve a doença todas terão?

As chances são maiores, por isso o cuidado deve ser redobrado. Especialmente, se for a irmã ou a mãe, e especialmente, se a doença tiver ocorrido antes dos 50 anos. Mas não quer dizer que bastam esses fatores para se desenvolver o câncer de mama.

Tem cura?

Sim, mas quanto mais demorar o diagnóstico e o início do tratamento mais difícil fica. O câncer de mama tem 95% de chance de cura se descoberto no início. O exame de mamografia consegue identificar tumores mesmo em estágio inicial, por isto, a importância da sua realização.