VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE FIBROADENOMA E CÂNCER DE MAMA?

FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama

É normal que as mulheres fiquem alertas com o aparecimento de nódulos ou alterações nas mamas 👀

Porém, nem sempre eles são malignos, entenda:

👉 Fibroadenoma:
É um tipo de tumor benigno e seu desenvolvimento é mais comum em pacientes jovens, com menos de 30 anos ou em mulheres que já passaram por cirurgias de mama.

Quando realizado o exame das mamas, frequentemente, o fibroadenoma aparece como um tumor móvel, facilmente palpável, com tamanho médio de 2 a 3 centímetros, apresentando massa e contornos bem definidos, sem aderência aos tecidos que o circundam.

👉 Câncer de mama:
A principal diferença do câncer de mama para o fibroadenoma consiste nas características do nódulo. Geralmente, o câncer de mama tem formato irregular, bordas e massa mal definidas, com aderência aos tecidos circundantes da mama, além de não serem maleáveis, estando fixos ao local.

Os tumores malignos costumam ser indolores e nem sempre são encontrados somente com a palpação dos seios, portanto, o exame de mamografia se torna imprescindível para o seu diagnóstico.

⚠️ Importante: O ideal é que, mesmo que por meio de outros exames, os nódulos indiquem alterações benignas, eles devem ser investigados com exame de mamografia e, se for necessário, biópsia, a fim de obter um diagnóstico preciso.

Fique de olho!

Conteúdo publicado pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama @femamabrasil no Instagram, em 28 de julho de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *