AÇÕES DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

@femama.brasil


Com o objetivo de melhorar o atendimento às mulheres durante a pandemia – momento em que o sistema de saúde se encontra sobrecarregado – em dezembro do ano passado o Ministério da Saúde instituiu a Portaria 3.712. Essa ação destina incentivo financeiro ao fortalecimento e à continuidade das ações de diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo do útero.

➡️ O intuito é ampliar a cobertura da população-alvo em 30%, a partir das recomendações estabelecidas pelo governo federal. São 150 milhões de reais distribuídos para os estados, sendo que cada um já recebeu uma soma que varia de R$7,5 milhões a R$75 milhões.

Como é um recurso financeiro em caráter excepcional, os valores que não forem gastos retornarão aos cofres do Tesouro Nacional. Os estados têm até maio de 2022 para investir essa verba, mas está sendo um desafio fazer com que os municípios consigam utilizar esse dinheiro para exames de rotina de mamografia e rastreamento do câncer do colo do útero.

🗣️ “É urgente que esse chamamento seja feito às mulheres e aos gestores de secretarias de saúde municipais. Não podemos perder a chance. Afinal, nem sempre temos recursos para investir na prevenção de doenças. Estamos diante de uma medida que pode salvar milhares de vidas e se tornar um marco na história do combate ao câncer de mama e de colo de útero no país” , defende Maira Caleffi, presidente da FEMAMA.

📲 Saiba mais sobre esse assunto em nosso site!

#femamabrasil
#oncologia
#cancerdemama

Informações repassadas pela FEMAMA no Instagram em 03 de setembro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *